sábado, 24 de outubro de 2015

San Pedro de Atacama

Olá!

San Pedro de Atacama, como provavelmente você já leu em algum lugar aí pela internet, é o ponto de apoio para os diversos passeios pelo Deserto do Atacama. A cidade é única, com suas construções de adobe, telhados de palha, ruelas estreitas. E aquelas paisagens que parecem miragens em volta...

Eu quero voltar para o Atacama, com mais tempo. Fiz vários passeios legais, que farei novamente, quando voltar para lá. E outros, que não tive oportunidade, pretendo fazer. Meu marido falou que quer escalar um daqueles vulcões - que, aliás, sobram por aquelas bandas. Sei lá se ele estava falando sério, mas, se ele for, eu também vou! Afinal, não é qualquer dia que a gente pode escalar um vulcão...

Para fechar a série de postagens sobre o Deserto do Atacama (quero voltar - já escrevi isso, né?), seguem algumas fotos sobre essa cidadezinha única, meio empoeirada, mas onde me senti tão à vontade... Um céu maravilhoso - tanto de dia, quanto de noite, e um vulcão majestoso a olhar sempre para ela - o Licancabur.


Água - sem ela não há vida. Em San Pedro de Atacama, isso é ainda mais verdadeiro, pois sem ela, a cidade simplesmente não existiria. Cartaz que vi em um banheiro, escrito em várias línguas, conscientizando sobre a importância de economizar esse recurso tão precioso.








Essa foto aí embaixo tirei pensando na única leitora do meu blog, além de mim. É a escola de San Pedro de Atacama.





Licancabur só de olho, dominando a paisagem...




San Pedro de Atacama (também conhecida como San Perro de Atacama - perro, cachorro - em espanhol) é uma cidade bem limpa, em relação à quantidade de cachorros que possui. Tem muita calçada ao lado de condomínio por aí que é mais suja que a cidade inteira de SPA. Olha a plaquinha que vimos por lá:




Folhas de coca - achei que tem o mesmo gosto da erva do chimarrão. Mas, se comprar essas folhas por lá, use-as somente durante sua estadia na cidade. Não tente embarcar com elas no avião - pode dar problemas.


O chefão (Licancabur) me espiando lá atrás...



Solmáforo - da série "coisas que só vemos no Atacama"...



Estátua do padre Gustave Le Paige, que fez vários estudos arqueológicos na região.



Museu bem interessante, vale a pena visitar.



Pracinha linda e bem cuidada.



Feirinha de artesanato (até lá tem!). Leve dinheiro - várias lojas não aceitam cartão de crédito.



Igreja de SPA. Pena que só deu pra ver por fora - estava fechada para reforma.



Esta que vos escreve, feliz da vida em San Pedro de Atacama. Quero voltar lá novamente...



Abraço!

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário