segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Céu do Atacama - Tour Astronômico

Olá!

Infelizmente, não tenho fotos minhas para colocar nessa postagem. Mas eu não poderia deixar de escrever sobre o céu do Atacama. O céu sobre o Deserto do Atacama é um céu como nenhum outro no planeta Terra. Embora os astros vistos sejam os mesmos, a altitude e a falta de umidade do ar conferem uma limpidez que só existe lá.

Vários telescópios oficiais estão instalados naquela região, e muitas descobertas na área astronômica são provenientes das observações feitas no Deserto do Atacama.

Aproveitando-se disso, várias agências de turismo oferecem passeios para fora da cidade de San Pedro do Atacama (na cidade, o céu já é incrível, mas longe das luzes, vira espetáculo!). Os preços variam, é claro, de uma para outra, e a temática também (pelo que li na internet, antes de ir). Umas explicam sobre a parte astronômica, outras levam mais para o lado esotérico. É importante salientar que em noites de lua cheia, o passeio pode não acontecer, pois a claridade da lua interfere na observação.

Eu tentei agendar um tour na Space, devido às boas recomendações lidas sobre essa agência. Porém, como eu só tinha disponível a última noite (as anteriores eram de lua cheia), não consegui fazer o passeio com eles, porque especificamente nessa noite, só haveria o tour em inglês.

Mas eu não queria perder esse passeio de jeito nenhum. Adoro contemplar o céu, independentemente do lugar onde eu esteja. Procuramos outra agência, e fechamos com a Mitampi, que também fica na rua Caracoles. Embora eu tenha gostado muito do atendimento de todos (do moço da agência, do tradutor, do astrônomo e do motorista), a única ressalva é que eles só tinham um telescópio. O grupo em que estávamos possuía umas 15 pessoas, e eu achei só um telescópio pouco, porque precisávamos olhar meio rapidinho, para as outras pessoas também poderem olhar. Mesmo assim, se tivesse oportunidade, eu faria novamente o passeio com eles.

Na noite do passeio, havia lua, mas ela demorou mais para nascer, então enquanto ela não surgia, ficamos observando os astros. O astrônomo (que pena, não lembro o nome dele - acho que era Álvaro) era bem paciente e atencioso, e explicava sobre as constelações, as estrelas, a origem do nome dos astros. Tudo era muito interessante, mas mesmo que não entendêssemos uma só palavra, só de olhar o céu longe da cidade, já foi uma experiência maravilhosa!

O céu de lá é mágico, forrado de estrelas, nunca vi nada igual na vida! Não dá pra explicar - é o tipo de sensação que você precisa estar lá pra sentir. É tanta estrela, pra todo lado... E depois a gente ainda viu a Lua nascer, por trás do vulcão Licancabur... Cena linda demais! Não há como ficar indiferente à visão.

Então, se tiver oportunidade, não deixe de fazer um tour astronômico (agasalhe-se - à noite, é bem frio)! Restaurante e bar tem em todo lugar, e com certeza você vai comer em alguns deles durante sua estadia em San Pedro de Atacama. Mas, lembre-se - aquele céu só existe lá.

Abraço!

Juliana

Nenhum comentário:

Postar um comentário