quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cordilheira de Sal - Vale da Lua e Vale da Morte

Olá!

Hoje, vou colocar algumas fotos sobre as paisagens próximas a San Pedro de Atacama, nos pontos turísticos Cordilheira de Sal - Vale da Lua (ou Valle de La Luna), e Vale da Morte (ou Valle de La Muerte). Geralmente, esses são os primeiros passeios a se realizar, pois estão em altitude e distância próximas de San Pedro de Atacama, iniciando o processo de adaptação ao deserto.

Aqui, algumas considerações sobre o deserto mais seco do mundo - que provavelmente, você já deve ter lido por aí, na internet. São muitos fatores diferentes que podem mexer com nosso organismo, e isso varia de pessoa para pessoa - altitude, variações de temperatura (no mesmo dia, chegamos a sofrer uma variação de aproximadamente 30 graus, de - 9ºC a 20ºC), ar muito seco. Eu fui a que menos sofreu com esses fatores, mas meu marido teve falta de ar - nada demais, considerando que ele já respira muito mal aqui na nossa cidade mesmo; meu filho passou mal em um dos passeios, e teve que respirar na máscara de oxigênio por uns três minutos, até que recobrou o fôlego; e minha filha disse que estava com dor de cabeça (no mesmo passeio que meu filho respirou oxigênio), mas nada muito grave. Mesmo assim, com todos esses pontos negativos, eu recomendo a viagem ao Deserto do Atacama. E quero voltar lá novamente!

Voltando ao assunto, a cidade de San Pedro do Atacama fica num vale, e é um oásis no meio do deserto. A região, antigamente, era fundo do mar, e em algumas paisagens, a quantidade de sal e as formas das rochas realmente nos fazem acreditar nessa teoria.

Bem próximo à cidade, está o Vale da Morte (ou Valle de La Muerte), com duas teorias para a origem do seu nome:

1 - Não há vida no vale, nem vegetal, nem animal.

2 - O padre estrangeiro que morou muitos anos em San Pedro de Atacama (Gustavo Le Paige), e fez várias pesquisas arqueológicas na região, disse que o vale parecia algum lugar em Marte, e ao pronunciar a palavra Marte, os nativos entenderam "Muerte" (morte, em espanhol) - daí, ficou esse nome.


Vale da Morte.

A Cordilheira de Sal é uma cadeia de montanhas na borda do Salar de Atacama. Os vales da Lua e da Morte fazem parte dessa cordilheira, então há sal nos dois vales, mas as paisagens, mesmo com sal, são diferentes em ambos.

Muito sal na Cordilheira de Sal - paisagem no Vale da Morte.

Formação geológica no Vale da Morte. Lembra formações rochosas que vemos no fundo do mar.

O Vale da Lua tem esse nome porque a região é muito inóspita, com formações rochosas e paisagens que lembram a superfície da Lua. Nunca estive na Lua, mas as paisagens realmente são diferentes de tudo que já vi.

Vale da Lua, visto de um dos vários mirantes da região.

Mirante de Kari, Piedra del Coyote.

Estradinha passando pelo Vale da Lua, lá embaixo.

Monumento na entrada do Vale da Lua. A bandeira representa os vários povos indígenas, e cada cor tem um significado. O guia me falou sobre elas, mas eu não consegui anotar, e acabei esquecendo.

Mais sal. Nessa região, há algumas décadas, funcionava uma mina de sal.

Caverna. Para quem for por conta própria, levar lanterna, porque ela vai fechando, e não dá pra ver nada lá dentro.

Cada lugar que olhávamos, uma paisagem diferente.

Formação rochosa conhecida como As Três Marias.

Paisagem no Vale da Lua.

No fim do passeio, a gente sobe num mirante natural, pra ver o por do sol. Não só o por do sol é lindo, mas do lado oposto, as cores nas montanhas vão mudando a cada minuto. Pra deixar tudo ainda mais mágico e bonito, enquanto o sol estava se escondendo de um lado do céu, a Lua surgia do outro. Fantástico!

Duna gigante no Deserto do Atacama. Aqui era só uma pequena parte dela.

Caminho ao lado da duna. Repare no tamanho das pessoas - aqueles pontos escuros no final do caminho, e no tamanho da duna (e ela ainda não coube inteira na foto - é muito alta!).

Em outro mirante, agora para aguardar o por do sol.

Sol se escondendo no Atacama.

Lindo demais!
 
Vulcão Licancabur, que sempre enxergamos, na maioria dos passeios. Lindo!

Conforme a Lua vai subindo, as cores na paisagem vão se modificando.

Eu, feliz, observando o espetáculo da Natureza!

Lua, no caminho de volta à cidade. Não canso de escrever - linda!



O Deserto do Atacama é um desses lugares que a gente não pode deixar de conhecer. Antes de conhecê-lo, li várias vezes, em diversos sites na internet, que é um local em que faltam palavras para descrever, que é surreal, que só estando lá pra ver como é. Acredite - tudo isso é a mais pura verdade. Não dá pra explicar exatamente o que a gente sente lá. É muita coisa diferente, ao mesmo tempo. Por isso, se você está em dúvidas, não fique - vá conhecer! Duvido que se arrependerá!

Abraço!

Juliana



Nenhum comentário:

Postar um comentário