sábado, 11 de outubro de 2014

Reserva Indígena da Jaqueira - Porto Seguro

Olá!

Continuando a série sobre as férias, hoje seguem as fotos de mais um "programa de índio" - e, diga-se de passagem, IMPERDÍVEL! Trata-se da Reserva da Jaqueira, aldeia indígena pataxó, em Porto Seguro. Foi muito legal, eu e minha família adoramos; é o tipo de passeio que eu gosto - uma trilha, natureza, histórias interessantes pra escutar... Eu gostaria de ter mais fotos, mas as pilhas descarregaram, e eu fiquei "só" com as lembranças. Muito bom - recomendo!


Awery (pronuncia-se Auêri) = Obrigado


A Reserva fica a mais ou menos dois quilômetros da avenida à beira-mar, já no meio da mata. É necessário ir com guia, então compramos o passeio por uma agência na cidade. Ela foi criada pelos índios para preservar e valorizar a cultura indígena - cheia de histórias, conhecimentos seculares, seus rituais e todo um conjunto de características que estavam se perdendo.


Goypã (significado: companheiro) - nosso primeiro guia, informando aos outros que estávamos chegando.


A tradição oral é muito importante para o povo indígena - então escutamos as histórias de seus antepassados, sobre como eles foram massacrados (o Fogo de 51 - nunca tinha ouvido falar disso, e aconteceu nem faz tanto tempo assim. Um massacre ocorrido na década de 50, provavelmente a mando de figurões, e com cobertura do governo), suas crenças, os conhecimentos sobre os remédios, os rituais...

É claro que num passeio de cerca de três horas, é impossível conhecer tudo que eles tem a nos contar, mas também é possível contratar o passeio com pernoite. Segundo o que nos informaram, aí sim é que contam muito mais coisas, à beira da fogueira. Deve ser bem interessante.

Bem, mas voltando ao passeio, no começo nós ouvimos a índia Nitinawã, muito simpática, uma das líderes da aldeia. Essa índia, que sofreu bulling na escola quando era menina, e deixou de frequentá-la (diziam que ela iria matar as outras crianças), agora faz faculdade. Depois, aos poucos, foram chegando outros índios, e fizeram uma dança de agradecimento à nossa presença. Aí, outro índio, mocinho, nos levou para a mata, para mostrar mais de perto como é a vida deles no meio da reserva.


Nitinawã e suas histórias




Axã (não sei se é assim que escreve, fala-se Acsã) purificando o ambiente.



Preparando-se para a dança...


Esse aí fiquei com medinho de perguntar o nome...



Nitinawã - gostei dessa índia!

Não vou contar mais do que isso, porque acho que vocês devem ir lá conhecer a reserva pessoalmente. É uma experiência diferente, e, na minha opinião, muito enriquecedora. Adorei!


Um abraço pra você que leu até aqui!


Juliana


Nenhum comentário:

Postar um comentário