quarta-feira, 9 de julho de 2014

Férias 2014 - Memorial do Descobrimento

Olá!

Continuando as postagens das férias, estou colocando algumas fotos do Memorial do Descobrimento, em Porto Seguro. Gostei do lugar, que não é muito grande, mas vale o passeio. A única coisa que senti falta são umas plaquinhas (iguais as de museu) pra identificar as peças expostas - o guia explica, mas eu sou curiosa, gosto de saber de tudo; as tais plaquinhas ajudariam. Enfim, mandei sugestão para o Memorial para colocarem mais dados sobre os artigos expostos.

Fazendo um parêntese aqui - a respeito da sugestão que enviei para a prefeitura de Porto Seguro sobre a restauração do Centro Histórico, recebi a resposta: como a área é tombada pelo IPHAN, são eles que devem fazer a autorização para as obras de recuperação (sinceramente, nem esperava que me respondessem). Reenviei a sugestão para o IPHAN - tomara que tomem providências rapidamente. É uma decepção visitar um lugar tão lindo, e encontrar monumentos tão desgastados pelo tempo.

Voltando ao Memorial, uma coisa legal que aprendi lá (eu gosto de História - então esse tipo de curiosidade me interessa): o Pedro Álvares Cabral não tinha o sobrenome Cabral quando "descobriu" o Brasil. Antes, ele era Pedro Álvares Gouveia; o sobrenome Cabral era do pai dele, e só podiam adotar o sobrenome paterno os filhos mais velhos. Ele não era o mais velho, porém o rei de Portugal concedeu-lhe essa honraria devido ao êxito de Pedro em "descobrir" novas terras. Ahá, isso você nunca tinha ouvido falar, né? Nem eu.

Outra coisa que - aposto, você nunca aprendeu na escola: sabe os nomes das embarcações do Cabral? El Rei, Trindade e Anunciata. A gente só aprende os nomes das embarcações do Colombo...

Então, vamos às fotos. Espero que curtam!

Um abraço!

Juliana


Réplica da nau de Cabral - vendo como eram as embarcações daquela época, e em que condições os viajantes navegavam, cheguei à conclusão de que ou eram loucos, ou não tinham muitas oportunidades em terra firme, ou as duas coisas. 

Um quadro que achei bonito.

Pedro Álvares (Gouveia) Cabral





Nenhum comentário:

Postar um comentário