domingo, 29 de junho de 2014

Porto Seguro - Centro Histórico

Olá!

Hoje, vou colocar algumas fotos do Centro Histórico de Porto Seguro, cidade muito linda, onde os portugueses desembarcaram quando "descobriram" o Brasil.

Primeira observação: O lugar merece ser visitado, a paisagem é linda - o que contrastou um pouco com o estado da igreja, que, como pode ser visto, está meio "caidinha", precisando de uma revitalização urgente. Mandei uma mensagem hoje à prefeitura de Porto Seguro, que - diga-se de passagem, recebe muitos turistas, brasileiros e estrangeiros. Duvido que falta de dinheiro seja um problema. Espero que eu não receba como resposta algo como "Sorria, você está na Bahia." (frase bastante comum por lá).

Segunda observação: pelo que percebi, há uma associação de guias bem organizada, que recebem o turista educadamente logo na entrada do centro histórico. A contratação do serviço é opcional, mas achei que valeu a pena. Aqui vai meu sincero elogio ao guia Arivaldo, que nos orientou muito bem, sempre paciente.

Espero que gostem das fotos!

Abraço!

Juliana


Igreja de Nossa Senhora da Pena, padroeira de Porto Seguro. Era a igreja matriz (dos ricos), construída em 1535. À direita, o prédio onde funcionava a câmara e a cadeia. Esses prédios estão bem em frente ao mar e ao nascer do sol; segundo o guia, foi nessa cadeia que originou-se a expressão "ver o sol nascer quadrado".

Interior da igreja de Nossa Senhora da Pena. Só pode ser fotografada da porta para o interior - lá dentro, próximo ao altar e imagens, não é permitido fotografar.

Marco de posse do Brasil. Tem 1,5 m acima do solo, e 1 m abaixo do solo. 

Farol - construção mais nova do Centro Histórico - tem "apenas" 107 anos de idade.

Igreja de São Benedito, de 1549. Essa era a igreja dos pobres.

Vista do encontro do rio Buranhém com o mar. Ali, no meio da água, é um recife - ao chegar ao mar, o rio corre paralelo a ele por mais de um quilômetro, separado pelo recife. Por isso, as águas tem tonalidades diferentes - a água mais escura, na parte de baixo da foto, é a do rio.

Casinhas coloridas alegram o Centro Histórico. Antigamente, as cores serviam como indicação de endereço: em vez de falarem "moro na casa número tal", os moradores diziam "moro na casa azul (ou verde etc.)".


Nenhum comentário:

Postar um comentário