sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Gentileza no trânsito

Quem não gosta de uma gentileza? Aparecendo inesperadamente, tem o poder de mudar nosso astral, mesmo que momentaneamente.

Se for no trânsito, melhor ainda. Essa parte inevitável de nossos dias pode fazer uma grande diferença no nosso humor e em nossas vidas.

Na minha cidade, infelizmente, os motoristas já foram atingidos pelo mal da pressa - estão sempre correndo, ultrapassando os semáforos vermelhos, "costurando", o que nos faz andar pelo trânsito meio rezando o tempo inteiro, para que não ocorra alguma desgraça. Eu mesma, muitas vezes, tenho a oportunidade de ceder a passagem a algum pedestre, por exemplo, e não o faço, porque há algum motorista "colado" na traseira do carro (ai, como detesto isso!). Então, pedestre que me desculpe, mas não vou arriscar a traseira do possante para ceder a passagem pra você, porque se o motorista de trás bater, quem vai ficar com a conta provavelmente serei eu.

Mas não gosto disso; fico meio com a consciência pesada. Isso me faz lembrar que, somente reduzir a velocidade, não deixa de ser uma gentileza. Quando reduzimos a velocidade, além de estarmos diminuindo os riscos de acidentes (às vezes fatais), automaticamente, possibilitamos que os outros motoristas possam entrar na via naquele cruzamento, ou que os pedestres atravessem com um pouco mais de segurança.

Escrevo isso por experiência própria - não gosto de andar como uma doida por aí, mas também - como já expliquei - não quero arriscar a traseira do meu carrinho. Então, sempre que posso, ao me aproximar de um cruzamento, simplesmente reduzo a velocidade. Já evitei vários acidentes com essa medida simples. É legal - os motoristas percebem que você reduziu pra deixar eles passarem, e os pedestres também. Então, sem querer, a gente foi gentil (oooohhhhhh!) também.

Sem querer fazer propaganda, mas já fazendo, a Porto Seguro está com uma campanha que dá desconto para os motoristas que não tiverem pontos na carteira de habilitação (claro que é muuuuiiiiitttttttooooo interessante que os motoristas dos veículos segurados por ela sejam extremamente atenciosos no trânsito - por que será?), mas não deixa de ser uma iniciativa bacana.

Experimente fazer isso também - tenho certeza que notará a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário